Webcast realizado no dia 02 de maio na IT Mídia.
http://www.resellerweb.com.br/webcasts/index.asp?video=238

Dicas de segurança para a criançada neste Carnaval (Matéria publicada em fevereiro de 2007)
Por: Michelle Amorim
Com a agitação do calor e do feriado do Carnaval é preciso uma orientação maior em relação à segurança das crianças no trânsito. Alguns cuidados simples podem ser tomados para a segurança da garotada:
Cuidados
Assim como os adultos, as crianças devem usar cinto de segurança e estar no banco de trás dos veículos, questão obrigatória no Código de Trânsito Brasileiro.
Crianças com até 36kg ou 1,45m de altura devem ser transportadas em cadeiras ou assentos especiais. Nestas condições, as chances de maior gravidade em casos de acidentes diminuem consideravelmente.
Cadeira de Segurança
É preciso evitar instalar a cadeira de segurança no banco da frente, principalmente se o carro tiver air bag no assento do passageiro. Caso seja inevitável, recomenda-se afastar o banco dianteiro o máximo possível e desativar o air bag. Na hora de comprar uma cadeira, é bom certificar-se que ela segue os padrões de segurança.
ONG Criança Segura
De acordo com Ingrid Stammer, assistente administrativa da ONG Criança Segura, uma criança de 10kg, em uma situação de acidente a uma velocidade de 50km/h, seu peso atingirá aproximadamente 500kg, dependendo do porte do carro.
"O adulto pode esmagá-lo ou, provavelmente, não conseguirá segurá-la e a criança será jogada contra outros passageiros, o vidro dianteiro ou para fora do veículo", completa Ingrid.

Descubra como motivar seus funcionários em meio à crise
Por Michelle Amorim
Desde o começo de setembro empresas do mundo todo se afetam com o boom da crise financeira. Cortar gastos e manter o pé no freio são algumas das atitudes que as organizações fizeram para diminuir e prevenir maiores riscos.
Apesar dessas condições econômicas incertas, a demanda por profissionais de TI qualificados cresce. Aqueles que fornecem serviços essenciais, como desenvolvimento de Web 2.0, por exemplo, estão escassos no mercado e na mira de grandes corporações. Essa competição por grandes profissionais significa que se seu funcionário não estiver satisfeito e motivado, a busca por outras oportunidades de emprego será uma realidade.
Mesmo com o orçamento apertado, você pode manter seu funcionário engajado usando outras estratégias. Confira algumas dessas táticas:
Mantenha Contato
Com a correria do dia-a-dia no departamento de TI, é comum não oferecer a atenção adequada aos funcionários. Não espere até a avaliação de desempenho para conversar sobre o futuro de seu colaborador na organização e revelar que ele é um forte candidato a uma futura promoção. “Venda” os benefícios que ela terá se permanecer na companhia.
Outra dica é se reunir com a equipe regularmente para discutir as prioridades do grupo assim como os maiores desafios e as perspectivas dos próximos anos. Você não deve prometer uma mudança executiva, mas pode dar ao funcionário uma idéia do que ele precisa fazer para avançar e como você pode ajudá-lo a alcançar as metas da carreira do funcionário. Ou seja, dê conselhos aos colaboradores para que eles se motivem e consigam alcançar os objetivos.
Oferecer desenvolvimento profissional ou treinamento foi indicado como a segunda maior ferramenta para melhorar o rendimento dos funcionários de TI entre os CIOs em uma recente pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half Technology.
Incentive um trabalho com a qualidade de vida
Quando nossa companhia e a CareerBuilder.com fez uma pesquisa sobre o fato determinante para a escolha de um emprego, a resposta foi unânime. Profissionais de todas as áreas acreditam que o equilíbrio entre trabalho e a qualidade de vida é o ponto principal para um bom desempenho no ambiente corporativo. Se você puder fornecer isso em sua empresa, então conseguirá promover lealdade.
Não é comum oferecer horas alternativas de trabalho aos funcionários da área de TI, uma vez que eles precisam ajudar determinados grupos, assim como usuários finais e problemas remotos. Você pode fazer alguma agenda para que o profissional possa escolher suas melhores horas de trabalho. Um funcionário pode preferir trabalhar periodicamente, enquanto outro pode preferir começar e finalizar um dia de trabalho mais cedo, por exemplo.
Adie as festas de aposentadoria
O que sua empresa faz para manter os funcionários mais experientes dentro da corporação? Aposentadoria não significa a perda dos conhecimentos e profissionalismo do funcionário. Na empresa onde trabalho, somente um em três funcionários (34%) planejam parar de trabalhar após a aposentadoria. Muitos querem tentar algo novo, como mudar de área ou trabalhar com consultoria. Sua empresa está pronta para isso?
Como você pode ver, é possível reter funcionários oferecendo diferentes opções de trabalhos além dos empregos convencionais. Os funcionários aposentados podem, por exemplo, trabalhar em meio período, liderar programas de treinamentos ou retornar à sua equipe para realizar consultoria em projetos especiais.
Construa um sistema amigável
Aconselhar é outra dica pra um grande rendimento. Todo funcionário gosta de saber sobre as preocupações e os cuidados dos empregadores sobre seus desenvolvimentos profissionais. Evidencie que eles são valiosos para mais profissionais de TI.
Faça com que seus funcionários tenham certeza de suas qualificações e mostre que as pessoas que você seleciona estão em um grupo seleto de pessoas comprometidas. Além disso, estabeleça algumas dicas básicas para que a relação entre cada um seja satisfatória.
Manter os funcionários felizes não significa gastar. O segredo é olhar para o funcionário de uma maneira individual e customizar seu rendimento. Por exemplo, os ingressos de um jogo de futebol não são interessantes se ninguém no seu grupo não gostar do esporte. Faça periodicamente pesquisas para saber quais tipos de benefícios e programas eles gostariam que sua empresa implementasse.
HDI Brasil lança comunidade online destinada à Help Desk/ Service Desk
Desenvolvida por grandes profissionais da área, rede de relacionamento é a primeira ferramenta online que visa ampliar o contato entre analistas, gerentes e diretores de Service Desk e TI
O HDI Brasil, representante no país do Help Desk Institute, maior associação de profissionais do mercado de Service Desk do mundo, acaba de lançar uma comunidade online destinada exclusivamente aos profissionais da área de Help Desk / Service Desk.
Inspirada em grandes redes sociais, como Linkedin, Orkut e Facebook, a comunidade tem como objetivo unir pessoas dos cinco continentes para formar uma grande gama de informações e, assim, gerar uma biblioteca de conteúdos Service Desk/ Help Desk infinita. Espera-se que o modelo nacional sirva como modelo para outras ferramentas internacionais.
Pioneira no segmento, a ferramenta HDI é um espaço onde cada usuário possui total liberdade em formar grupos para troca de experiências, eliminar dúvidas com profissionais mais experientes e se atualizar em relação aos outros centros de suporte. O usuário tem a oportunidade de se informar sobre eventos, cursos ou treinamentos e formar grupos sem a formalidade de um evento, onde cada um tem a liberdade de participar, independente de nível hierárquico ou empresa.
A Comunidade HDI foi desenvolvida com ajuda do Strategic Advisory Board, grupo independente que têm como missão prover recomendações e informações sobre as tendências da indústria de suporte e auxiliar o HDI na documentação e comunicação aos membros e indústria de suporte em geral. Profissionais de empresas como SondaProcwork, IBM, Atento, Serasa, Cargill, Eclipse Consultoria, TIVIT, QAD Brasil, Claro, Visanet, Petrobras, EDS, Nextel, entre outras, auxiliaram ativamente o HDI nessa empreitada em prol desse mercado no Brasil.
Diferente de outras redes de relacionamento online, o usuário não precisa ser convidado para participar da rede. Basta se cadastrar e aguardar a aprovação do moderador do HDI Brasil. Quando autorizado, o usuário recebe um e-mail de confirmação e passa a ter acesso a toda rede. Assim, terá a oportunidade de participar de grupos de interesse, fóruns, convidar e adicionar amigos, conhecer pares de mercado, conversar via chat ao vivo, etc.
A comunidade HDI está no endereço www.hdibrasil.com.br/comunidade, e possui fácil navegabilidade. Em caso de dúvidas, o usuário poderá enviar um e-mail para suporte@hdibrasil.com.br

Por Michelle Amorim
Dell confirma novo CFO
A partir de junho, Brian Gladden assume a posição de Don Carty
A partir de 13 de junho, Brian Gladden passa a atuar como o novo CFO global da Dell. O executivo substitui Don Carty, que renunciou ao cargo após ocupar a posição desde janeiro de 2007.
Gladden, atual vice-presidente sênior da empresa, vai responder diretamente a Michael Dell, CEO da companhia. Antes de ingressar no time da fabricante, o executivo registrou passagem pela SABIC Innovative Plastics, antiga GE Plastics, onde atuou como vice-presidente e CEO.
Don Carty, por sua vez, permanece no conselho da Dell.
A original:
Dell CFO Resigns, Replacement Named
By Scott Campbell, ChannelWeb
May. 19, 2008
Dell will have a new CFO next month following the resignation of Don Carty, effective June 13. The Round Rock, Texas-based company plans to replace Carty with Brian Gladden, who joins Dell today as senior vice president.
Gladden will get the CFO title June 13 and report to chairman and CEO Michael Dell.
Gladden previously was president and CEO of SABIC Innovative Plastics Holding BV, formerly known as GE Plastics. The company had $7 billion in revenue and 10,000 employees in 20 countries.
Carty had joined Dell as vice chairman and CFO in January 2007. He previously had retired in 2003 as chairman and CEO of AMR Corp. and American Airlines, where he hd served since 1998. He will remain on Dell's board.
"Don has played a key role in re-establishing transparency and integrity in our financial practices and we are extremely grateful to have had his leadership. We look forward to his continuing contributions and experience." Dell said in a statement. "We look forward to welcoming Brian as an operationally focused CFO whose skills in running multi-billion-dollar enterprises and substantial experience with an industry leader make him an ideal fit for the global economies in which we operate."

Por Michelle Amorim
IBM recebe HDI em sua operação na capital paulista
A convite da empresa, equipe do Instituto visita setor de Service Desk IBM
A fim de estreitar o relacionamento e entender a cultura de gestão IBM, a equipe do Help Desk Institute Brasil visitou o Centro de Suporte de uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo.
A convite de Leandro Abreu, Executivo de Service Desk da IBM, Thiago de Marco, Diretor de Planejamento e Luiz Couto, Diretor de Operações do Instituto, foram muito bem recepcionados pelo time de gerentes IBM.
Ao longo do dia, os executivos apresentaram não só o funcionamento de todo o Service Desk, como também a as políticas da empresa como um todo. Durante o almoço, o time HDI descobriu algumas particularidades da operação IBM que realmente fazem a diferença. Como exemplo disso, o departamento de Service Desk criou um mural e um blog que contém comentários e notícias para a troca de informações e idéias sobre assuntos profissionais, acontecimentos do dia-a-dia, entre outras coisas.
O slogan da cia. "Pare de Falar, Comece a Fazer", representa claramente a filosofia do time IBM na busca de resultados e metas reais, deixando claro que falar de nada adianta sem planos de ação bem executados. Um ponto interessante é que esse Slogan está presente em todos os notebooks do departamento.
Os gestores de suporte deixam claro o trabalho feito por eles: é pró-ativo, sempre priorizando a prevenção de incidentes ao invés de apenas remediá-los, a IBM consegue solucionar 70% dos chamados no 1º nível de atendimento.
Andrea Limeres, Gerente de Service Desk IBM, afirma que sua prioridade é a gestão correta das pessoas de sua equipe. "Trabalho fortemente o lado humano dos meus profissionais, uma vez que tecnicamente já são bons", disse.
Em busca de funcionários cada vez mais capacitados, a empresa avalia seus colaboradores com critérios que incluem comportamento pessoal, habilidades técnicas e posturas profissionais. Segundo Andrea, o grande desafio é manter um plano de carreira atraente, principalmente para a geração Y, formada por profissionais jovens que têm dificuldades em enxergar hierarquias, se comportar de forma corporativa e, por fim, fixarem suas carreiras em uma empresa só, sem pular de galho em galho.
Na busca pela excelência no atendimento aos seus clientes, a empresa realiza treinamentos periódicos dentro e fora de seu ambiente, com objetivo de capacitar e incentivar os seus agentes a prestarem um serviço excelente.
"Foi uma ótima experiência conhecer o dia-a-dia dos profissionais que tantas vezes passaram por nossas turmas em sala de aula", finaliza Thiago de Marco, Diretor de Planejamento do Instituto.

Por Michelle Amorim
Durante uma viagem de metrô, o paulistano se depara com um rapaz trajando um terno com um corte bem definido, uma calça jeans skinny e um saudoso tênis all-star. O que torna a cena incomum é o fato de este rapaz ter os olhos destacados por uma forte linha preta. Realçando um olhar penetrante, muitas vezes afoito para saber o que os outros pensam daquele que quebrou os padrões do normal e resolveu ser singular.
Sem se importar com opiniões alheias, o músico Olavo Zynski, 27 anos, diz que o ato de usar maquiagem faz parte de um rosto atrativo. “Acho que enriquece o visual”. Conhecido como Midnight na cena roqueira de São Paulo, Zynski não se considera um metrossexual. Quebrar a barreira entre o masculino e o feminino é a definição que o músico atribui ao termo. “Usar maquiagem só me faz ser um homem vaidoso e que gosta de ter estilo.”
Assim como Midnight, o operador gráfico Pedro Pasquale, 21 anos, não dispensa lápis de olho e pó quando sai com os amigos. Funcionário de um jornal do ABC Paulista, Pasquale adota um visual mais discreto no dia-a-dia. “Não que eu não possa trabalhar com maquiagem, minha área é bem liberal, mas eu prefiro não usar. Mas brincos, piercings e tatuagem estão sempre à mostra”, afirma ao mostrar sua onça tatuada no braço direito.
O desejo de buscar novas formas de ser atraente não é recente entre os homens. No Egito Antigo, a maquiagem era item essencial ao embelezamento, independente de sexualidade. À base de hena, homens e mulheres se adornavam para diversas ocasiões. O fato curioso é que até os cadáveres dos faraós eram maquiados. Segundo a crença egípcia, ao ressuscitar, os governantes precisariam estar impecáveis.
Já no século XX o estilo foi associado com o homossexualismo. Bandas de rock como Kiss e Secos e Molhados inspiravam jovens que, por meio da maquiagem, expressavam seus ideais e comportamento. Apesar de hoje não ser tão difícil encontrar homens maquiados, trajando roupas estilosas, os acessórios ainda são encarados com preconceito. “É tudo ‘viadinho’! Se meu namorado usasse seria uma vergonha sair com ele”, preconiza a estudante de administração, Adriana Velasco, 19 anos.
Ela acredita que o fato de o homem usar maquiagem poderia revelar desejos inconscientes. “Acho que é psicológico, se o cara tem esse tipo de comportamento, talvez ele queira se afeminar aos poucos até se tornar uma mulher”.
Mesmo enfrentando uma cultura machista, os garotos que usam algum tipo de maquiagem não se abalam. Além de complementar o visual, Pasquale acredita que a pintura facial deixa homens e mulheres mais atraentes. “Maquiagem é um ato ousado. Garotas gostam disso”.
Apesar disso, ele não se considera um metrossexual. “Sou relaxado com outras coisas. Acredito que meu lance é massagear o ego”. Além do lápis preto, Pasquale usa rímel e kajal indiano, um lápis com traço mais forte que pode ser facilmente esfumado e transformar-se em sombra.
De acordo com a revista de economia Forbes, nos Estados Unidos, mais de US$ 4,8 milhões foram gastos com maquiagem masculina em 2007. Isso representa um aumento de 42% em relação a 2001. Aqui no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, essa indústria quadriplicou em cinco anos. Um número considerável em uma sociedade machista.

Um dos webcasts que fiz na IT Mídia:
http://www.resellerweb.com.br/webcasts/index.asp?video=276
Valorização do Metro quadrado em Santana
Por Michelle Amorim
Dotada de infra-estrutura de transporte e uma gama de escolas, universidades, hospitais, clubes, lojas, restaurantes e barzinhos, Santana está em plena valorização no mercado imobiliário paulistano.
Segundo levantamento da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) e do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), entre 2000 e 2006, o preço médio do metro quadrado em Santana valorizou 70%, passando de R$ 2.205,32 para R$ 3.735,45.
Imóveis novos de quatro e três dormitórios tiveram alta de 70,8% e 65,8%, respectivamente, índices superiores à inflação de 59,44% acumulada no período, segundo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Valorização de Santana
Além disso, o número de empreendimentos novos nos últimos seis anos também foi surpreendente. O diretor de lançamentos da vice-presidência de Comercialização e Marketing do Secovi-SP, Fábio Rossi Filho, conta que a região teve grande destaque em 2005 e foi considerado uma das melhores da cidade em termos de infra-estrutura e qualidade de ocupação.
De acordo com o Diário do Comércio, naquele ano, 622 unidades foram lançadas na região, colocando Santana no topo da lista de expansão imobiliária, com um incremento de 322% frente ao ano anterior, que registrou 193 unidades.
Em 2006, foram 471, dos quais 289 com quatro dormitórios. De 2000 a 2006, no total, Santana ganhou 1.166 unidades com um quarto, 473 unidades com dois dormitórios, 545 com três e 684 com quatro dormitórios.
Locação
Ao se tratar de vendas de terceiros e locações, o patamar de valorização é similar ao dos lançamentos e a demanda, alta, principalmente no Alto de Santana e Parada Inglesa. Segundo o gerente de lançamentos da Mirantte Imóveis, Marco Antônio Garofano, os imóveis custam entre R$ 65 mil e R$ 4 milhões para venda e entre R$ 1,2 mil e R$ 1,8 mil mensais para a locação.
O executivo conta que antes era muito difícil encontrar imóveis com preços altos na região. Ele informa que atualmente, entre as ruas Francisco Júlia, Guilherme Cristofel e Pedro Doll, o metro quadrado de construção pode chegar a R$ 5 mil.
Razões do crescimento
De acordo com o diretor de pesquisa Embraesp, Luiz Paulo Pompéia, o boom imobiliário da região ocorreu por causa da implantação da linha Norte-Sul do metrô, do transporte coletivo de qualidade e da proximidade com a região central de São Paulo (a menos de 10 quilômetros do centro da capital paulista).
Para o diretor, a expressiva valorização que vem sofrendo a zona norte nos últimos anos também é decorrente do incremento da qualidade dos edifícios construídos. Segundo Pompéia, os empreendedores estão preocupados em lançar imóveis com bom acabamento e infra-estrutura de serviços para a classe média.
O especialista ressalta também que o aumento, acima da inflação, dos insumos da construção civil, foi outro fator que contribui para elevar os preços do metro quadrado em Santana.

O Fino foi um dos trabalhos realizados no quarto semestre da faculdade. A intenção era desenvolver um jornal interno para os frequentadores da galeria Ouro Fino, em São Paulo. Tanto o título como as matérias foram fruto de uma grande pesquisa. Os professores gostaram tanto que sugeriram o tema como trabalho de conclusão de curso.

Olá!
Segue um texto feito em março deste ano na aula de jornal impresso:
Jovens são deportados da Espanha
Polêmica gera discussões
Por Michelle Amorim
Apenas no mês de março, mais de quarenta brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha. Segundo autoridades, o motivo da barragem é a falta de condições financeiras que os jovens possuem para a vivência no país.
Conforme veiculou o site da Embaixada Espanhola no Brasil, cerca de oito brasileiros são barrados por dia naquele país. Ainda de acordo com a fonte, no ano passado, três mil brasileiros não puderam estudar ou realizar turismo na Espanha.
A polêmica está baseada entre o fator preconceito e a legislação. Enquanto alguns acreditam que esse impedimento se deve ao racismo com latino-americanos, outras declaram que a deportação ocorre realmente devido às exigências do governo espanhol.
A estudante de Propaganda e Publicidade, Cristina Beramo, voltou do país há dois meses. Cristina realizou seis meses de intercâmbio e declara não ter sentido preconceito algum ao estudar na Europa. “Fui muito bem recebida, inclusive no aeroporto. Acho que as coisas não estavam tão turbulentas na época”, declara.
"Temos apenas 5% de presença entre as revendas. Quando adicionados serviços de infra-estrutura à oferta, as oportunidades com a rede indireta podem chegar a US$ 1 trilhão", afirmou.
Além de estabelecer o alvo nos países emergentes, a companhia incrementou a oferta de serviços, expandiu em 50% sua linha de notebooks e criou soluções específicas para o SMB. "Todas essas iniciativas foram possibilitadas pela expansão dos nossos canais, tanto no corporativo, como no varejo", explicou o fundador da fabricante de PCs.
O investimento no SMB e o corte nos gastos, como divulgado pelo Reseller Web, serão os principais fatores para o crescimento da Dell, segundo o executivo. Até 2011, a empresa deve cortar US$ 3 bilhões de suas despesas.
Segundo o presidente e CEO, atualmente, as oportunidades de venda com o canal respondem por cerca de US$ 260 bilhões, passando a US$ 300 bilhões em 2011. Mesmo com a projeção do rápido crescimento com os parceiros, o executivo mostra otimismo em relação à atuação direta, acreditando na evolução de ambas as frentes simultaneamente.
Por enquanto, Dell diz não ter intenções de realizar nenhuma grande aquisição. Porém, não descarta a possibilidade de unir-se a pequenas empresas. "Em algumas aquisições, podemos conquistar uma linha de produtos ou uma metodologia pontual, que pode favorecer o crescimento de toda nossa rede", diz.
Dell cita a aquisição da EqualLogic como um exemplo de estratégia bem sucedida. "Essa união foi fundamental. Estamos otimistas a respeito da tecnologia, pois nos coloca em uma posição de liderança", afirmou.
De acordo com o executivo, o enterprise e o setor público devem continuar no alvo dos negócios diretos da companhia. Ele afirma que esses segmentos vão impulsionar as vendas de tecnologias como a iSCSI, voltada à virtualização de storage e base da solução fornecida pela EqualLogic.
A original...
Michael Dell Tells Analysts Channel Growth Is Key
Michael Dell told analysts at his company's first meeting with Wall Street in three years that the company is moving ahead with plans to cut $3 billion in costs by 2011, and that the SMB market and its burgeoning channel will be key drivers to its growth going forward.
The Round Rock, Tex.-based company also has no intentions of making any big acquisitions in the near future, Dell said, although smaller ones may be in its future.
"I wouldn't hold your breath for a big acquisition," Dell said. "There are a number of network-effect acquisitions where we can acquire a product line or a key methodology or a key group of skills that we can leverage across our entire network. Our acquisitions will be that kind of thing."
He cited Dell's acquisition of channel-friendly iSCSI storage vendor EqualLogic as an example of Dell's strategy. "EqualLogic we do believe was an exceptional acquisition. We're very excited about the technology. It gives us leading position. In the fourth quarter of last year Dell already had the leading position in iSCSI storage," Dell said.
Software architecture, 10 GB Ethernet and virtualization will also provide enormous opportunities for Dell, he said.
He said Dell's regional and channel opportunities are presently about a $260 billion opportunity and will be about $300 billion in 2011, and that the company can grow both its direct and channel businesses simultaneously, although the channel business is expected to grow faster.
"We have only 5 percent share in this segment. We're expanding in emerging countries, channel partners, retail partners, these are a big part of our growth. When you add infrastructure services to the global opportunity it grows to over $1 trillion.," he said.
The company is expanding its services offerings, added 50 percent more product to its notebook lineup, created SMB-dedicated products and is targeting emerging countries. "All of these initiatives are enabled with the expansion of our channels, both in the commercial side and in retail," he said.
Dell said enterprise and large public customers will continue to be a target of its direct business and it will continue to drive enterprise product sales of technologies like iSCSI, blades and infrastructure services through its direct force.
In the SMB space, however, he said the company's resellers will be important to its strategy.
"The hardware opportunity in the SME and services together is about a $400 billion business. We are strong in North America with 28 percent of the hardware share, but only 10 percent outside the US. This is where our Partner Direct Program will have the most relevance," Dell said.
Dell also discussed the company's plans to cut $3 billion from its expenses by 2011 by streamlining production and operational costs, using less expensive suppliers and manufacturers to build its systems and trimming staff. "We are approaching this from the perspective that there are absolutely no fixed costs at Dell and every area of the company is being pursued," Dell said.
Por Michelle Amorim, em junho de 2007
Mais que um traje típico do Japão, o quimono é simbolo de uma cultura milenar e, por isso, exige uma série de protocolos na hora de usar. Cada parte tem um significado e há, até, regras para cores. Colocar uma dessas vestimentas é uma tarefa difícil, que exige pelo menos uma pessoa para ajudar. Um auxílio que, de tão sério, é profissão no Japão.
No Brasil, o preço do aluguel dessas roupas começa em R$ 2 mil. No pacote estão incluídos arrumação de cabelo, maquiagem e a ajuda na hora de vestir o traje. Tipos de quimono Mulher solteira usa quimono com a manga bem comprida, quase no chão. Em um casamento, as mães dos noivos usam quimonos pretos, com desenho apenas da metade da coxa para baixo.
Atualmente, é considerado bonito o quimono reto, sem curvas. Usa-se quimono em serviço religioso, formatura de faculdade, aniversário de 20 anos (no Japão, comemora-se a maioridade nessa idade). Em um enterro, o quimono deve ser liso, sem estampas. Pode ser qualquer cor, mas a obi (faixa) deve ser preta e a obishime (corda em cima da obi), branca. Os pequenos também usam quimono.
Há roupas especiais para celebrar os 100 dias do bebê, os três anos, os cinco (só para meninos), os sete e os 13 anos também.
Para começar a divulgação do meu blog, inicio as atividades com uma matéria de junho de 2007, quando trabalhava no site de finanças pessoais Infomoney.
Qualidade de vida: mitos e crenças da alimentação
Por: Michelle Amorim
Desde nosso nascimento até a vida adulta, o aprendizado alimentar é organizado segundo normas que definem o que pode e o que não pode ser comido.Estas práticas estão diretamente relacionadas aos mitos e crenças que, muitas vezes, em vez de esclarecer, nos deixam mais confusos e podem atrapalhar aqueles que buscam uma dieta saudável.
Conheça algumas verdades e mentiras sobre alimentação, divulgadas pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
Álcool engorda?
Sim, se você quer fazer as pazes com a balança, preste atenção nas bebidas alcoólicas, que são muito calóricas. Apenas uma grama de álcool representa 7 quilocalorias. Dessa forma, 300 mililitros de cerveja de teor de 5 graus contém 84 quilocalorias.
Algumas pessoas dizem que beber mais álcool reduz a ressaca. Isso não é verdade. Se tiver dor de cabeça a melhor solução é ingerir bastante água e comer um doce. Se nada funcionar, tome um analgésico.
Chocolate provoca espinha?
Para alegria dos adolescentes, não foi encontrada nenhuma relação entre acne e o consumo de chocolates. Algumas pessoas que têm esse problema melhoram quando reduzem alimentos de sua própria dieta. Cabe a você perceber se algum alimento particular causa o problema e deixar de consumi-lo. O mesmo ocorre com o mito do chocolate e a enxaqueca.
Alguns acreditam que esse alimento causa dor-de-cabeça. Em termos, é verdade, pois o chocolate possui substâncias que provocam a enxaqueca, mas, para determinar se existe relação entre a guloseima e suas dores, a pessoa que sofre desse problema constantemente deve anotar os alimentos que consome antes das crises e, se for o caso, reduzi-lo do cardápio ou até evitá-lo.
Engorda ou não engorda?
Arroz, batatas e massas são alimentos ricos em carboidratos. Por fornecerem energia, assim como as gorduras, devem ser consumidos de forma equlibrada.
Quem pensa que os produtos integrais não engordam está enganado. Os valores de carboidrato, lipídios e proteínas são praticamente semelhantes aos dos não-integrais.
Produtos integrais, no entanto, são mais ricos em fibras, que beneficiam o trânsito intestinal e ajudam a prevenir o câncer de cólon. Como as fibras não são digeríveis, não acrescentam nenhuma caloria ao organismo.
Frutas e legumes
Uma idéia comum a respeito de legumes diz respeito a sua perda de vitaminas, quando preparados em conserva. Isso é verdade. Ao contrário dos produtos frescos, esses legumes são pobres em betacaroteno e em ácido fólico, por causa do tratamento térmico a que são submetidos e à exposição à luz, no caso dos frascos de vidro. Legumes congelados, diferentemente do que dizem, não são menos nutritivos do que os frescos.
Não há risco de danificação das células dos alimentos e a perda de nutrientes é quase nula, devido às atuais técnicas de congelamento rápido.Alimentos provocam câncer?A carne do churrasco pode aumentar os riscos de câncer. Esse alimento possui o benzopireno, substácia que, em doses elevadas, tem potencial cancerígeno. Por isso, deve-se evitar queimar demais a carne ou comer partes muito queimadas, já que concentram o benzopireno.Ao contrário do que falam, alimentos irradiados não são cancerígenos.
O processo de irradiação dos alimentos é semelhante ao da radiografia: ao tirar um raio-X, ficamos com baixa radiotividade, mas não ficamos radioativos.
Mel
O que parece lenda é verdade: o mel não engorda como o açúcar e não é nocivo aos diabéticos. No entanto, esse alimento deve ser ingerido com controle, já que possui 75% de açúcar.O mel pode ter efeito benéfico sobre as infecções de garganta e dos brônquios, mas só alivia em termos o catarro.


