Desde o ano passado, o centenário da imigração japonesa é um assunto bastante comentado nos noticiários brasileiros. E não foi diferente no site de finanças pessoais Infomoney. O texto abaixo foi uma das matérias que conseguiu mesclar o tema com o público alvo da empresa.
Quimono: Traje Milenar
Por Michelle Amorim, em junho de 2007
Por Michelle Amorim, em junho de 2007
Mais que um traje típico do Japão, o quimono é simbolo de uma cultura milenar e, por isso, exige uma série de protocolos na hora de usar. Cada parte tem um significado e há, até, regras para cores. Colocar uma dessas vestimentas é uma tarefa difícil, que exige pelo menos uma pessoa para ajudar. Um auxílio que, de tão sério, é profissão no Japão.
No Brasil, o preço do aluguel dessas roupas começa em R$ 2 mil. No pacote estão incluídos arrumação de cabelo, maquiagem e a ajuda na hora de vestir o traje. Tipos de quimono Mulher solteira usa quimono com a manga bem comprida, quase no chão. Em um casamento, as mães dos noivos usam quimonos pretos, com desenho apenas da metade da coxa para baixo.
Atualmente, é considerado bonito o quimono reto, sem curvas. Usa-se quimono em serviço religioso, formatura de faculdade, aniversário de 20 anos (no Japão, comemora-se a maioridade nessa idade). Em um enterro, o quimono deve ser liso, sem estampas. Pode ser qualquer cor, mas a obi (faixa) deve ser preta e a obishime (corda em cima da obi), branca. Os pequenos também usam quimono.
Há roupas especiais para celebrar os 100 dias do bebê, os três anos, os cinco (só para meninos), os sete e os 13 anos também.

0 comentários:
Postar um comentário