
Descubra como motivar seus funcionários em meio à crise
Por Michelle Amorim
Desde o começo de setembro empresas do mundo todo se afetam com o boom da crise financeira. Cortar gastos e manter o pé no freio são algumas das atitudes que as organizações fizeram para diminuir e prevenir maiores riscos.
Apesar dessas condições econômicas incertas, a demanda por profissionais de TI qualificados cresce. Aqueles que fornecem serviços essenciais, como desenvolvimento de Web 2.0, por exemplo, estão escassos no mercado e na mira de grandes corporações. Essa competição por grandes profissionais significa que se seu funcionário não estiver satisfeito e motivado, a busca por outras oportunidades de emprego será uma realidade.
Mesmo com o orçamento apertado, você pode manter seu funcionário engajado usando outras estratégias. Confira algumas dessas táticas:
Mantenha Contato
Com a correria do dia-a-dia no departamento de TI, é comum não oferecer a atenção adequada aos funcionários. Não espere até a avaliação de desempenho para conversar sobre o futuro de seu colaborador na organização e revelar que ele é um forte candidato a uma futura promoção. “Venda” os benefícios que ela terá se permanecer na companhia.
Outra dica é se reunir com a equipe regularmente para discutir as prioridades do grupo assim como os maiores desafios e as perspectivas dos próximos anos. Você não deve prometer uma mudança executiva, mas pode dar ao funcionário uma idéia do que ele precisa fazer para avançar e como você pode ajudá-lo a alcançar as metas da carreira do funcionário. Ou seja, dê conselhos aos colaboradores para que eles se motivem e consigam alcançar os objetivos.
Oferecer desenvolvimento profissional ou treinamento foi indicado como a segunda maior ferramenta para melhorar o rendimento dos funcionários de TI entre os CIOs em uma recente pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half Technology.
Incentive um trabalho com a qualidade de vida
Quando nossa companhia e a CareerBuilder.com fez uma pesquisa sobre o fato determinante para a escolha de um emprego, a resposta foi unânime. Profissionais de todas as áreas acreditam que o equilíbrio entre trabalho e a qualidade de vida é o ponto principal para um bom desempenho no ambiente corporativo. Se você puder fornecer isso em sua empresa, então conseguirá promover lealdade.
Não é comum oferecer horas alternativas de trabalho aos funcionários da área de TI, uma vez que eles precisam ajudar determinados grupos, assim como usuários finais e problemas remotos. Você pode fazer alguma agenda para que o profissional possa escolher suas melhores horas de trabalho. Um funcionário pode preferir trabalhar periodicamente, enquanto outro pode preferir começar e finalizar um dia de trabalho mais cedo, por exemplo.
Adie as festas de aposentadoria
O que sua empresa faz para manter os funcionários mais experientes dentro da corporação? Aposentadoria não significa a perda dos conhecimentos e profissionalismo do funcionário. Na empresa onde trabalho, somente um em três funcionários (34%) planejam parar de trabalhar após a aposentadoria. Muitos querem tentar algo novo, como mudar de área ou trabalhar com consultoria. Sua empresa está pronta para isso?
Como você pode ver, é possível reter funcionários oferecendo diferentes opções de trabalhos além dos empregos convencionais. Os funcionários aposentados podem, por exemplo, trabalhar em meio período, liderar programas de treinamentos ou retornar à sua equipe para realizar consultoria em projetos especiais.
Construa um sistema amigável
Aconselhar é outra dica pra um grande rendimento. Todo funcionário gosta de saber sobre as preocupações e os cuidados dos empregadores sobre seus desenvolvimentos profissionais. Evidencie que eles são valiosos para mais profissionais de TI.
Faça com que seus funcionários tenham certeza de suas qualificações e mostre que as pessoas que você seleciona estão em um grupo seleto de pessoas comprometidas. Além disso, estabeleça algumas dicas básicas para que a relação entre cada um seja satisfatória.
Manter os funcionários felizes não significa gastar. O segredo é olhar para o funcionário de uma maneira individual e customizar seu rendimento. Por exemplo, os ingressos de um jogo de futebol não são interessantes se ninguém no seu grupo não gostar do esporte. Faça periodicamente pesquisas para saber quais tipos de benefícios e programas eles gostariam que sua empresa implementasse.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário