Diretor da Secretaria de Inovação do Governo Federal visita o Brazil
SWG Lab
Na última sexta-feira, 9 de outubro, Marcos Vinícius de Souza, diretor de
inovação tecnológica da Secretaria da Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), teve a oportunidade de conhecer o Laboratório de Software da IBM Brasil, localizado no Birmann. Esta importante visita marca o início de relacionamento promissor para nossa
companhia.
Participaram do encontro pela IBM - Saulo Porto,diretor de relações governamentais IBM América Latina, Jose Carlos Duarte Goncalves, diretor tecnológico de iniciativas estratégicas, Claudio Schlesinger, LA Global Sourcing Ops & Strategic Initiatives, Fabio Scopeta Rodrigues, gerente do laboratório de software, Daniela Teixeira, especialista da área de programas governamentais, Claudio Pinhanez, Service Science, Management, & Engineering, Gustavo Rabelo gerente de negócios do setor público e Cristina Zabeo, diretora de programa do laboratório de software.
A nova secretaria chega ao país para alavancar a demanda de inovação no setor produtivo. Segundo Marcos Vinícius de Souza, as oportunidades serão desenhadas em conjunto com a IBM Brasil, uma oportunidade valiosa tanto para a empresa como para o governo federal.
"A IBM tem uma presença estratégica no Brasil e o governo pretende cada vez mais apoiar as operações de laboratórios e centros de inovação. Biotecnologia, nanotecnologia e propriedade intelectual serão prioridades para essa jornada".
Saulo Porto, diretor de relações governamentais da IBM Brasil, reconhece a
atitude do MDIC como uma grande oportunidade para o País.
"Caminhando a passos largos na mesma direção do mercado global, o governo teve a postura de criar uma Secretaria de Inovação, da mesma maneira que criou, há 3 anos,
a Secretaria de Serviços". Ele acredita que para atingir um crescimento significativo, o governo e a iniciativa privada precisam trabalhar juntos, principalmente quando se trata de política pública, contribuindo para a empregabilidade e desenvolvimento econômico.
Na opinião de Cristina Zabeo, a relação entre IBM Brasil e governo federal vai
além de uma parceria estratégica, tendo impacto global. "O suporte governamental a investimentos estratégicos em inovação é extremamente importante para que possamos cada vez mais ampliar o escopo e o impacto no negócio das atividades de desenvolvimento de software na IBM. Aliada à qualidade dos produtos para os quais contribuímos e ao calibre dos nossos times, a parceria com o governo brasileiro pode alavancar ainda mais o crescimento da nossa missão de desenvolvimento e das contribuições da nossa companhia no cenário mundial".
Dentre as ações que serão desenvolvidas estão a disseminação da cultura da inovação e a aceleração da comercialização do conhecimento pelas empresas, sempre seguindo o conceito de sustentabilidade. "Queremos que, cada vez mais, produtos tecnológicos
sustentáveis sejam feitos no Brasil", completou Zabeu.
Outro assunto comentado pelo diretor foi a conquista do Brasil em sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. "A nova secretaria deve impulsionar o aspecto de inovação de serviços nas cidades que sediarão esses eventos. Sem dúvidas, temos uma grande oportunidade nas mãos para acelerar os investimentos e atender a demanda decorrente dos eventos que estão por vir", destacou Souza.
Por Michelle Amorim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário